BT Medical - шаблон joomla Скрипты

Doe através da sua conta de energia.

(Baixe o formulário, preencha e nos envie)

 

  

 

Faça sua doação agora pelo PagSeguro!

Dicas de Saúde

Leia nossos últimos artigos.

Saúde Básica

Boa parte de doenças clínicas, podem serem evitadas com pequenos cuidados no seu dia a dia.

Dicas de Alimentação

Alimentação saudável é sinônimo de boa saúde.

Cuide do Coração

Coração não se troca, se cuida.

Oncologia

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.  
 
A Oncologia está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia. No Brasil a Oncologia é também chamada de Cancerologia.
 
O que é Câncer?
 
Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento anormal e fora de controle das células. É também conhecido como neoplasia.
 
O Oncologista
 
O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.   
 
Durante os últimos anos a Oncologia tornou-se uma ciência complexa. Na Oncologia atual é de enorme importância a abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico, assim o oncologista trabalha integrado a uma equipe multiprofissional e conta com a colaboração de outras especialidades médicas como Patologia, Radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia, Fisioterapia, Nutrição e muitos outros profissionais.  
 
Objetivos do Tratamento Oncológico
 
O tratamento oncológico deve ser sempre muito individualizado e é importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente com câncer. 
 
Os objetivos do tratamento oncológico basicamente consistem em:
 
Curativo - O primeiro objetivo do tratamento oncológico é curar os pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade. Para isto deve ser prescrito um bom tratamento com a possibilidade de usar medicamentos modernos sempre com o foco em uma medicina personalizada, ou seja, orientada para aquele paciente mesmo em que a chance de cura é pequena.
 
Remissão da Doença - Caso a cura não seja possível de alcançar, cabe ao oncologista apontar ao paciente um segundo objetivo, que visa uma satisfatória remissão da doença, fazendo com que o paciente fique bem consigo mesmo pelo maior tempo possível, longe de efeitos da doença e de internações.
 
Cuidados Paliativos - Quando a chance de remissão é remota, o objetivo passa a ser controlar a doença e seus sintomas, os cuidados paliativos consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, tratando sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual. 
 
Qualidade de Vida e Câncer
 
O maior objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas prolongar uma vida sofrida. O médico deve ajudar o paciente a manter a sua dignidade, entender sua fraqueza e evitar sentimentos de frustração. É importante que o médico tenha condições de desenvolver o bom julgamento para o interesse do próprio paciente. Com bom-senso e sensibilidade esses objetivos se tornam atingíveis. 

Especialidades

  • 16 Julho 2015
    Radiologia
    16.07.2015 at 20:40h
    A Radiologia é o ramo ou a especialidade da medicina que trata o estudo e a aplicação da tecnologia ...

    Leia +

  • 16 Julho 2015
    Oncologia
    16.07.2015 at 20:40h
    A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem o...

    Leia +

  • 16 Julho 2015
    Hemodiálise
    16.07.2015 at 20:39h
    O que é hemodiálise?   Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o ...

    Leia +

  • 16 Julho 2015
    Ginecologia
    16.07.2015 at 20:30h
    A ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os g...

    Leia +

  • 16 Julho 2015
    Clínica Médica
    16.07.2015 at 03:21h
    Enfermagem em Clínica MédicaO que é a Clínica Médica?É um setor hospitalar onde acontece o atendimen...

    Leia +

  • 16 Julho 2015
    Cardiologia
    16.07.2015 at 03:20h
    Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acomet...

    Leia +

Palavra do Presidente

O que dizem sobre nós


Celma Malheiros Design de Interiores
A Santa Casa é a casa para quem precisa, por isso nos faz bem ajudar uma instituição séria. Quando precisei fui muito bem atendida por profissionais que entendem de cuidar de gente. A Santa Casa é de todos nós! - Celma Malheiros - Design de Interiores

Kellen Gasques Técnica em Nutrição
Gostaria de registrar aqui meu agradecimento pelo excelente atendimento de toda equipe da Santa Casa. Desde o primeiro momento na recepção, a triagem, a consulta, o risco cirúrgico e todos os exames necessários foram realizados no local com muita agilidade e profissionalismo. Um atendimento humanizado e carinhoso, que minimiza a fragilidade de qualquer paciente." Kellen Gasques - Técnico em Nutrição Escolar.

 

CARTILHA

Quem é o voluntário?

É a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu TEMPO, TRABALHO e TALENTO a uma obra social, visando o bem comum.
Para que o seu trabalho voluntário possa fazer a diferença, ele precisará ter qualidade, ser exercido com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas sim eficiente.

A administração deste hospital reconhece que a colaboração do voluntário, tanto individual como em pequenos grupos, é muito importante, tanto para o paciente como para a instituição, daí a necessidade de
algumas regras para as atividades do voluntariado. Pedimos a compreensão quanto as orientações e regras que serão implantadas para a sua segurança e a do paciente.

Clique aqui para baixar Cartilha